Na quarta-feira passada, 06/03/13, nossa aula da matéria de Apresentação Gráfica foi realizada no Palácio das Artes. Fomos visitar, com o professor Matheus, a exposição 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas – Seleção de obras.
A turma foi dividida em 10 grupos, no qual cada um apresentou sobre um dos artistas. Meu grupo escolheu a artista Sofia Borges.
Sofia Borges é uma Brasileira, que nasceu 1984, em Ribeirão Preto e Vive em São Paulo. Suas obras situan o espectador em um ponto intermediário entre o que seria a fotografia e seu espaço de instauração, ela cria um ambiente rarefeito de envolvente estranhamento – que parece colocar nossa percepção em estado de iminência e suspensão. Compostas a partir da manipulação explícita e bem elaborada de procedimentos específicos do meio fotográfico – tempo de exposição, temperatura de cor, quantidade de luz, técnica de composição –, as imagens criadas pela artista evocam uma atmosfera ao mesmo tempo distante e familiar, que embaça a fruição e nos impede de apontar com clareza se estamos diante de um instantâneo casual ou de uma elaborada abstração formal.
A exposição possui obras de vários artistas de características bem variadas, com diferentes significados e formas... Foi um passeio interessante, descobri uma nova forma de ver a arte, e que a arte possui diversas maneiras de ser expressada, de forma que nunca imaginamos..

Nenhum comentário:
Postar um comentário